quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

O que é desenho vetorial? // Oficina de Inkscape

--
Em computação gráfica, imagem vetorial é um tipo de imagem gerada a partir de descrições geométricas de formas, diferente das imagens chamadas mapa de bits, que são geradas a partir de pontos minúsculos diferenciados por suas cores. Uma imagem vetorial normalmente é composta por curvas, elipses, polígonos, texto, entre outros elementos, isto é, utilizam vetores matemáticos para sua descrição.

Para variar, eu também não sabia dessa informação. Antes de me matricular na disciplina  - Educação e Tecnologias Contemporâneas - EDC287, eu tive pouquíssima experiência com o Sistema Operacional Linux, por conta disso, tudo ou quase tudo que me foi apresentado na disciplina era novo, inclusive ao softwares que tivemos oficinas específicas. Nesta postagem que estamos conversando sobre desenho vetorial, estamos também falando do software Inkscape. Que tivemos oficina do mesmo com a querida professora Karina Menezes.
Mas, então o que seria esse software? 

Inkscape é um editor vetorial gráfico com código aberto (open source), semelhante ao Adobe Illustrator, Corel Draw, Freehand ou Xara X. O que destaca o Inkscape. entre os demais, é justamente a adoção nativa do formato SVG (Desenhos ou Gráficos Vetoriais Escaláveis), dentro do padrão formato aberto XML, criado pelo W3C (World Wide Web Consortium). Utiliza o método vetorial, ou seja, gera imagens a partir de um caminho de pontos definindo suas coordenadas, de forma transparente ao usuário. Imagens vetoriais são, geralmente, mais leves e não perdem a qualidade ao sofrer transformações, como redimensionamento ou giro, em oposição aos desenhos bitmap.

Toda oficina gera um produto. É óbvio que não está aquelaaaaaaaa coisa, pois foi o meu primeiro, mas ficou bacana! Hehe'





Mais informações: http://wiki.softwarelivre.org/InkscapeBrasil/WebHome

                               http://wiki.ubuntu-br.org/Inkscape



Vejam também os desenhos criados pela professora Karina: https://openclipart.org/search/?query=kamenezes

Abração, ;)                     



Nenhum comentário:

Postar um comentário