quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

ACTA 2014 // VII Seminário PIBID UFBA


O projeto ACTA consiste em uma semana voltada para a realização de eventos de diversas vertentes do conhecimento universitário, abrigando trabalhos científicos, culturais e artísticos produzidos por professores, estudantes e servidores técnico-administrativos da UFBA e de outras instituições.

Neste ano de 2014 o projeto ocorreu do dia 13 à 17 de outubro em diferentes campus da UFBA. No meu caso os dias que mais me interessaram e que participei muito ativamente foram os dias do Seminário do PIBID-UFBA que acontece dentro do ACTA.

O VII SEMINÁRIO PIBID UFBA, cujo tema é Ressignificar a Formação Docente, tem por finalidade criar condições para a socialização do trabalho que vem sendo realizado pelos membros do Programa nas diversas áreas de conhecimento, nas escolas públicas. No evento, Rodas de Conversa, Sessões de Comunicação de Trabalhos, Oficinas e Atividades Culturais mobilizarão todos os bolsistas do Programa e seus convidados, tendo como objetivos discutir e aprofundar questões relativas à docência; analisar possibilidades e limites da relação entre universidade e escolas públicas; discutir o Pibid como um processo de formação de sujeitos; aprofundar o debate sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) entre outros temas.

Como relatei anteriormente neste ano participei muito ativamente do evento, pois fui ouvinte, monitor, participei de uma oficina maravilhosa sobre confecção de relatórios e planos de atividades e ainda apresentei o trabalho oral representando o grupo do PIBID Ciências Naturais no Colégio Abílio César Borges.
Foi um tempo de muito crescimento, bastante coisa foi discutida ao que diz respeito à formação de professor. De fato nos levou a refletir sobre a ressignificação da formação docente, de onde não tenho tanta experiência como docente, mas sempre acompanhei com um olhar discente e hoje com uma nova perspectiva percebo a necessidade de uma ressignificação. E isso é um trabalho que não podemos fazer sozinho. É algo em conjunto. Porém, começa em mim. Temos que ter esse pensamento como docente ou futuro docente, o ato de pertencimento, de que tem haver comigo sim! Por isso, já é minha luta!

Mais informações: http://www.seminariopibid.ufba.br/
                                         http://www.acta.ufba.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário