Quem sou eu

Minha foto

Olá, galera! Sejam muito bem vindos/as ao meu novo Blog. (risos)
Então, meu nome é Ícaro. Tenho 22 anos, sou estudante de Lic. em Ciências Naturais pela UFBA. Vale ressaltar que este BLOG tem principalmente o intuito de trazer discursos sobre uma disciplina que estou cursando neste semestre EDC287  e sobre formação de professores. Espero que minhas postagens sejam atrativas! Abração e mais uma vez sejam todos/todas muito bem vindos/as! Deus abençoe! Ícaro Andrade

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Discursão baseada em conceitos de palavras que envolvem Cibercultura.

--
Nas nossas últimas aulas continuamos discutindo assuntos que envolvem Cibercultura. No dia 17 foi passada uma atividade para os alunos que formam a turma de EDC287 das quartas-feiras com a professora Bonilla, esta atividade se referia a alguns conceitos de palavras que envolvem Cibercultura, como Virtual, Mídia, Tecnologia, Interatividade, Digital entre outras. Cada aluno ficou responsável por trazer o conceito da palavra "sorteada" para a discussão em sala de aula. Por minha responsabilidade ficou a palavra DIGITAL, ao qual qual vou focar nesta postagem. Fui buscar este significado em sites de dicionários onlines e sites tratam sobre tecnológica e no sumo, pude levar para sala os seguintes tópicos relacionados a digital:

* Relativo aos dedos, produzido pelos dedos, impressão digital;
* Referente aos dígitos, cada um dos algarismos de 0 à 9;
* Referente aos sistemas, dispositivos ou processos que empregam tal modo de representação discreta;
* Oposição ao analógico.


Para abrir as discussões sobre os conceitos que eu levei para sala, a professora iniciou perguntando: Qual a diferença entre DIGITAL e ANALÓGICO? (Você estava pensando que esta imagem no meio do caminho não tinha nada haver, né?) TCHARAAAN!!! É claro que faz todo o sentido quando estamos falando de digital. Precisamos fazer uma comparação entre analógico e digital para que se tenha um conceito bacana sobre digital, afinal de contas digital é a oposição de analógico... Ixe, que doideira Ícaro! hehe. Vamos organizar:

Tanto o analógico quanto o digital são formas de registros de informações, porém elas trabalham essas informações de grandezas de formas diferentes. O analógico trabalha as informações de forma contínua, ou seja, não se pode separar por partes, é necessário passar pelo todo, observem o gráfico acima e verás que a função é contínua, sem opções de seleção. Por outro lado no digital a grandeza é trabalhada de forma descontínua ou discreta, havendo portanto a possibilidade de poder selecionar, observe que no gráfico a função é pontilhada representação uma espécie de seleção. Vale ressaltar que existem lógica nos dois, porém eles têm abordagens diferentes. Aaah, um excelente exemplo é o relógio. Vejam estas imagens:

Relógio 2





Relógio 1














Estamos diante de dois relógios. NOSSA, sério?! KKKK - Qual a principal diferença entre eles? Acho que está clara, pois é nosso assunto central: Um é digital e o outro analógico. Mas, qual é qual? Será que todos sabem responder? Pois bem, o Relógio 1 é DIGITAL e o Relógio 2 é ANALÓGICO. Perceba que no Relógio 2, nós acompanhamos cada passo das horas, sem opção de selecionar, nós vemos o TODO. Já no Relógio 1, somente a hora atual, acontecendo uma seleção.

Galeraaaa, espero ter ajudado de alguma forma. Lembrem-se que esta postagem não é suficiente... Continuemos buscando mais informações sobre estes assuntos.

Forte Abraço,:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário